BIU World Network BIU English BIU Español BIU Português BIU Français BIU Deutsch BIU 中文 / Chinese BIU 日本語 / Japanes BIU Русский BIU Arabic / العربية
Guia_Estudio-1600x675-A.jpeg
Guia_Estudio-1600x675-A.jpeg
Guia_Estudio-1600x675-B.jpeg
Guia_Estudio-1600x675-B.jpeg
previous arrow
next arrow

Ensino Online Para Adultos e Profissionais.

Conselhos para estudar em casa com efetividade.

 

Como estudar os livros?

 

Você já tem os textos...
Como começar a estudar?

Recebeu os livros de texto e as instruções pertinentes...
Sente na sua mesa, e então... o que fazer?

 

 

 

 

1. REVISÃO RÁPIDA "Texto 1"
Comece a ler o livro assinalado no seu programa como Texto 1, sem concentrar-se demais nos detalhes. O objetivo é adquirir uma visão geral da matéria. Enquanto lê, aplique as técnicas de leitura e compreensão explicadas neste guia, como, por exemplo, ressaltar as idéias principais. Se durante o processo não entender algo, continue a leitura. Em muitos casos, essas questões serão esclarecidas no decorrer das páginas seguintes.

CONSELHO: Leitura de exploração e metas:
O primeiro é se familiarizar com o texto avaliando a extensão do tema, lendo os enunciados, os quadros, as palavras em negrito, etc... É necessário analisar qual é a estrutura do livro e calcular o tempo aproximado da sua leitura, para fixar objetivos semanais de estudo. Temos que ser realistas na atribuição desses objetivos. As metas impossíveis só produzirão desânimo e frustração.


2. CONCEITOS CHAVE & ÍNDICE.
Durante a leitura, anote as idéias que chamam sua atenção, as relações entre distintos conceitos e as correspondências com as suas opiniões. O objetivo não é memorizar, mas concluir a leitura do texto com um índice escrito de conceitos, resultado direto das suas anotações. Não se trata de realizar um mero resumo ou esquema do livro, e sim mostrar a interação desses conceitos e seu pensamento, ou, em outras palavras, sua própria interpretação das idéias do texto. Enquanto lê, anote seus pensamentos e opiniões, considere como aplicar tais idéias na prática, para assim enriquecer a qualidade da sua trajetória profissional. Anote isso também.

CONSELHO: Diferenciar o que já conhecemos e o que não.
Tem que se anotar e diferenciar o que ja conhecemos da matéria, dos novos conhecimentos que o livro traz. Este exercício prepara a mente para associar melhor os novos conceitos com os que já temos. Ter claro o propósito e a utilidade do que lemos incrementa notavelmente seu aproveitamento e memorização. Sempre temos que explorar os capítulos anterior e posterior ao que vamos estudar. Se fizermos isso, nossa mente assimila e compreende melhor, já que lhe damos uma visão mais ampla do contexto do que pretendemos aprender. Se surgirem dúvidas, devemos seguir lendo. Na maioria dos casos, se esclarecerão ao longo das páginas seguintes.


3. LEITURA ANALÍTICA "Texto 1"
Uma vez finalizada a rápida leitura de exploração do texto, devemos reler parágrafo por parágrafo classificando seu grau de dificuldade. Se um parágrafo é fácil e se entende claramente, se marcará na margem direita um sinal de exclamação (!). Se parece que se entende de forma regular, ou que é um pouco denso, se colocará um (X) na margen. Se acaso se torna muito complicado e difícil de compreender, se colocará uma interrogação (?). Depois de realizar esta classificação releremos o texto, segundo as seguintes pautas: Primeiro todos os parágrafos (X) e logo todos os parágrafos (?). Comprovaremos que ao ler de novo, os parágrafos (?) já não são tão difíceis ou complexos, inclusive nos surpreenderá como não fomos capazes de compreendê-lo durante a primeira leitura.


4. REDATE UM RASCUNHO DO RELATÓRIO "Texto 1".
Utilize as anotações do 2º passo, e desenvolva as idéias principais, tentando explicá-las da forma mais coerente e organizada. Tente basear a redação deste rascunho nas suas anotações, e evite ao máximo recorrer ao livro, exceto para consultar referências ou dados específicos (números, datas, etc...) que sejam difíceis de lembrar.

CONSELHO: Realizar um esquema-resumo.
Expor esquematicamente as idéias, os conceitos e as fórmulas. Isto constituirá o esboço do índice de conceitos das primeiras páginas do trabalho acadêmico requerido.


5. LEITURA DE REVISÃO "Texto 1".
Repasse de novo o texto 1. Desta vez, concentrando sua atenção nas partes ressaltadas durante a leitura geral. Contraste as explicações do seu rascunho com as explicações do texto. Analise as diferenças, e utilize-as para afinar sua compreensão das idéias principais. Agora já estará preparado para dar forma definitiva ao seu relatório, e deverá decidir as informações que incluirá ou excluirá do mesmo para respeitar os limites de 20 a 35 páginas.

CONSELHO: Leitura de revisão
Revisar tudo, e marcar com um asterisco (*) os parágrafos mais importantes e significativos. Colocar uma (V) nos parágrafos onde encontremos vocabulário novo. Sempre é mais fácil lembrar de uma palavra nova no seu contexto. Sublinhar é uma forma de resumir e preparar um texto para sua memorização. Não é o mais aconselhável para assimilar e entender.


6. PRODUÇÃO DO RELATÓRIO FINAL "Texto 1".
Cada autor persegue objetivos distintos quando escreve um livro, portanto, cada livro é diferente. É parte da sua tarefa decidir o que é importante e o que é secundário em cada um deles. As vezes um texto somente precisará ser resumido, enquanto que outras requerirá uma conceitualização mais elaborada. Pode acabar com poucas idéias principais, depois de ler um capítulo denso e extenso, ou, ao contrário, um capítulo aparentemente simples pode despertar inúmeras idéias, comentários e aplicações. O importante são os conceitos escolhidos para desenvolver no trabalho, e não toda a informação que contém o livro. Isto é, precisamente, o que deve aparecer no relatório, o que BIU valoriza mais, e o que fixará de forma permanente os conceitos chave na sua mente.

CONSELHO: Aplicar o aprendido:
Temos que comentar, aplicar e desenvolver o material estudado. Durante a leitura e o estudo é importante desenvolver nosso próprio critério. Se recomenda integrar todas estas idéias, e repassar os resumos antes de ir dormir. Durante o sono se incrementam os níveis de serotonina, e os conhecimentos se fixam melhor na memória.


7. REPITA ESTE PROCESSO: "Texto 2" e assim sucessivamente.
Continue com os textos e relatórios seguintes, assim como aparecem listados na folha de "Academic Assignment Control Form". Esta ordem não é arbitrária, já que cada livro complementa os seguintes. Seguindo a ordem estabelecida se resolverão muitas dúvidas, que de outra maneira surgiriam durante o processo de estudo.

Por favor, se tiver alguma dúvida, nos consulte.

 

Uma boa educação deve ensinarr COMO pensar e não o QUE pensar. Mais info...

 

Os livros correspondentes estão incluídos no preço. Uma vez realizado o pagamento, o livro pode demorar entre dois e cinco semanas em chegar ao seu endereço. Os escritórios da Bircham International University podem informar a todo o momento da situação de seu livro. Se o livro está no idioma português, o relatório será redigido no idioma português. Os relatórios poderão ser redigidos em outros idiomas previa petição e aprovação da Bircham.

 

Calcule algumas semanas desde a sua matricula formal para receber físicamente os livros no seu endereço, e começar a estudar. Esses livros constituem o pilar fundamental do seu programa de estudo. São selecionados na função de sua atualidade e qualidade sobre a especialidade. O processo de compra, envio e recepção pode se extender várias semanas, dependendo das editoras e de sua disponibilidade.

 

No caso de optar por um dos planos de pagamentos, a BIU enviará somente alguns livros do seu programa no inicio dos seus estudos, dependendo do custo de tais livros e do saldo dos seus pagamentos. O restante dos livros serão enviados enquanto cumpra com o seu plano de pagamento escolhido.

 

Livros publicados - Estudar em casa

 

O uso de livros publicados.
Os programas da BIU são baseados em uma destacada seleção bibliográfica de livros publicados. A BIU prefere utilizar livros publicados do que manuais próprios, como fonte de conhecimentos para completar seus programas. A BIU acredita que em matéria de conteúdos, apresentação, estrutura de informação, casos práticos, exemplos, auto-ajudas e diagramas, a qualidade dos livros publicados é superior a qualquer outra opção. Além disso, o currículo dos autores destas publicações são dificilmente superáveis.

Sobre os livros designados:
O material do programa consta de uma série de livros de texto publicados, especificamente selecionados para garantir que sejam cumpridos os objetivos de aprendizagem. O estudante deve seguir a ordem de leitura estabelecida na folha Avaliação Acadêmica (AE Form).
A ordem dos livros pode ser complementaria ou dialética. A ordem complementaria assegura uma aprofundamento progressivo na matéria. A ordem dialética apresenta distintos focos e pontos de vista sobre a matéria de forma que adquira uma perspectiva completa e integral da especialidade.

Aprendendo dos livros.
Toda a informação que oferece um texto é coerente? Claro que não! Existem maus escritores, redatores desordenados e editores ineficazes. Todos os livros designados pela BIU foram supervisados pelo Comitê Acadêmico e pelo departamento de pedagogia para garantir que sejam verdadeiramente funcionais, práticos e úteis para o estudante. Uma boa educação superior a distancia para adultos exige um bom material de base, que permita o desenvolvimento do pensamento crítico.

Livros de Apoio
Os livros de apoio são designados para complementar o conhecimento sobre a especialidade e para servir de base para qualquer investigação sobre a matéria. O estudante deve ler os livros de apoio mas não terá que apresentar nenhum relatório sobre os mesmos. Os livros de apoio podem ajudar a esclarecer muitas dúvidas que vão surgindo ao se estudar com profundidade os outros livros designados. A BIU recomenda a cada estudante que se familiarize com os livros de apoio e os leia segundo suas necessidades e preferências. Os livros de apoio podem estar incluídos nas taxas do programa, e geralmente são designados no nível de pós-graduação. Podem ser designados livros de apoio adicionais à pedido do estudante, que assumirá o seu custo.

 

ESCRITÓRIO BIU - Educação Superior a Distância - Contato ...
Se tem dúvidas, pergunte-nos. Informar-se não custa nada. :)

 

banner-back-biu.jpg
banner-back-biu.jpg
Proteção de Dados e Privacidade

Em cumprimento com a Lei Europeia de Proteção de Dados de 2016/679, mediante à ação de contato com qualquer das filiais da Bircham International University através dos telefones, emails, endereços, redes sociais, ou qualquer outros meios especificados na nossa página web, nos autorizará expressamente a utilização dos dados que nos proporcionar. Também utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar nossos serviços mediante a análise de seus hábitos e preferências de navegação por nossa página web (pode ser mudada esta configuração).